quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A visão espiritualista / Como os evangélicos vêm a Deus


3. A visão espiritualista

Espiritualista ou espíritas como são chamados aqui no Brasil. Os seguidores de Alan Kardeck vêm a Deus, não como pessoa, ou produto da natureza, mas sim como uma força espiritual pura, uma concentração de energia que se inicia e termina nos limites do universo. Seu poder se irradia sobre o universo incluindo a matéria de que se constituem os homens e a matéria que constitui os planetas. Adota a reencarnação dos orientais como um processo de evolução com as contínuas gerações para chegar a uma perfeição caso contrário caem num nihilismo, num vazio até que Deus os chame de novo ao processo evolutivo.



4. Como os evangélicos vêm a Deus

A igreja evangélica numa síntese globalizada se divide em dois grupos: as igrejas tradicionais e às carismáticas. As tradicionais se compõem de igrejas de mais de dois séculos, ou seja, vieram da reforma protestante e um pouco depois dela e que são: luterana, anglicana, batista, metodista, presbiteriana e já no século XIX, os adventistas e mórmons. As carismáticas são mais novas, se autodenominam de renovadas e do movimento de avivamento surgido no século XIX. Elas diferem não apenas em doutrina e prática como também em visão de Deus.
            A tradicional vem um Deus longínquo que se assenta no seu trono e de lá assiste seu povo e desassiste os que não são seu povo. Nas orações eles o invocam com palavras majestosas, termos da alta linguagem do seu idioma como quem trata alguém investido na mais alta magistratura e o que é mais importante, eles pedem, mas se conformam com qualquer resposta que Deus der. Não insistem e deixam “ao Deus dará”, eles oram como Jesus no getsêmani: faça-se a tua e não a minha vontade o que para os carismáticos é falta de fé e certa frieza no tratamento com o divino, contrariando o ensino de Cristo que ensina a orar sem cessar e a pedir sempre, incomodar mesmo até Deus conceder o desejo do fiel. O que caracteriza as tradicionais é o racionalismo de prática oposta ao emocionalismo dos carismáticos.
            As carismáticas cuja origem se deu com a Assembléia de Deus, filha da Igreja de Deus dos Estados Unidos que por seu turno é filha dos batistas, isso explica alguns resquícios da doutrina batista no seio pentecostal, principalmente o batismo de adultos e a imersão como forma de batismo. Eles vêm a Deus como um Deus pessoal, mas a serviço do homem, obrigado a atender aos pedidos para provar que ele é um Deus do impossível, que se rendem as profecias dos crentes de nossos dias. Numa demonstração de extravasamento das emoções eles falam com Deus aos gritos, e todos ao mesmo tempo. Os corinhos nada mais são do que ilações do pensamento exagerado do crente: expressões como detonar o inferno, amarrar Satanás (como se isso fosse possível), acabar com o pecado, são usados nestes corinhos criando certo sentimento de empáfia vitoriosa, antes de acontecer. Outro fato digno de nota é o animismo de atitudes: braços para o alto, posições do corpo, coreografias nas músicas. Tentam trazer de volta certas práticas judaicas do V. Testamento.
            Alguns misturam as pessoas da Trindade, ora-se a Cristo ao invés de Deus e termina-se com em nome de Cristo. Com isso Cristo como pessoa humana e divina é confundida com Deus apenas espírito pessoal. A visão de Deus termina ficando a disposição de cada crente. A oração silenciosa fica a cargo de cada crente já que à pública é um privilegio de quem dirige o encontro ou alguém considerado de grande importância. Não há uma democracia nestas reuniões de oração. Cabendo aos não solicitados orar junto com o que faz a oração pública em voz tão alta que Deus possa escutá-lo também, como se Deus precisasse disso... Para Deus tanto vale a oração pública como a feita apenas no coração, também não importando a posição do corpo, ou o lugar em que se está orando o que importa é o espírito do suplicante.
            É interessante observar que as profecias praticamente desapareceram no Velho Testamento, termo que mui raramente se vê no Novo, atualmente nas igrejas carismáticas é o termo mais usado, eu profetizo isto, profetizo aquilo e Paulo nos diz que havendo profecias cessarão, mas os crentes estão ignorando essas advertências paulinas.

Próximo estudo DEUS NO ATEISMO POPULAR.... não percam!!!!

Um comentário:

  1. Faltou um pouco mais sobre a Doutrina Kardecista..rsrs Ainda tem mais coisas. Bom não é só no Brasil que se chama espiritas, o Termo foi criado por Allan Kardec justamente para designar os estudiosos do espiritismo, usamos o termo espiritualista a todos que de alguma forma acredita em um Espirito, ou seja, catolicos, Budistas, etc...
    Na Verade o Espiritismo não acredita que Deus "Termina" nos limites do universo, muito pelo contrario, acreditamos que existem outros universos, diferente de outras religiões, acreditamos na vida em outros planetas (ou plano astral como definimos) a prova das existencias em outros mundos se encontra na Biblia quando Jesus diz: "Existem muitas casas na morada de meu Pai" achamos que ele se refere sim a muitas casa (moradias) na casa de meu Pai (universo).
    O Espiritismo na verdade não surgiu unica e exlusivamente de Allan Kardec, podemos dizer que Socratés e Platão são os precursores do Espiritismo..

    Estou acompanhando os Textos, e sempre que possivel passarei com meus comentários...

    Abraços

    ResponderExcluir