terça-feira, 27 de outubro de 2009

Deus no ateísmo popular


5 Deus no ateísmo popular

5.1. projeção romântica – necessário se faz definir os limites da palavra ateísmo, que para muitos é a crença de que Deus não existe, quando o sentido quer dizer sem Deus o que implica dizer que alguém pode crer em Deus, mas viver como se Ele não existisse, é sobre esse imaginário que vamos refletir. É um dos termos mais usados no linguajar comum, todavia mais como uma interjeição do uma expressão substantiva, o termo aparece junto a palavrões, exclamação de ódio ou coisa assim. De Deus se diz tudo menos o que é, e menos ainda, o que Ele representa. O Deus da música então nem se fala... Ele faz parte de quase toda a música de amor, seja esse amor sensual, erótico ou de caráter espúrio. Em alguns ele aparece exaltado, como o símbolo do verdadeiro amor, em outros, uma pura lamentação do que se desejava e não obteve. Às vezes é comparado a um amor que se almeja e que poderia ser objeto de troca para obtenção do que se deseja. Há até extorsão de quem prefere o inferno à presença de Deus longe do amor esperado.
a) O verbete das situações inusitadas – o termo Deus aparece em determinadas situações que ninguém espera apenas como um verbete, como nos acidentes, nas surpresas contingenciais do nosso dia-a-dia, nos momentos súbitos de alegria ou raiva. E quando Deus faz parte do anedotário popular? Certamente é um velhinho, um tanto ingênuo, que se torna objeto de piadas, num total desrespeito ao Criador do Universo. Todavia alguém poderia objetar dizendo que é pura alegoria musical não trazendo em si nenhuma ofensa, mas poderíamos perguntar: Deus pode ser objeto de piada, ainda que sob forma romântica? O próprio termo santidade nos remete a um Deus separado, da nossa vida comum, traze-lo até nós de modo desrespeitoso é pecarmos contra a sua santidade e nos tornarmos vítimas de sua justiça. Não é estranho que muitos cantores e compositores estejam morrendo de câncer e outras enfermidades que antes de matar mantém a vítima num rosário de lágrimas e sofrimento. Pode não ter nada a ver, mas e se tiver?


PROXIMO ESTUDO SERÁ: O DEUS QUE SE APRENDE NA BÍBLIA!!! NÃO PERCAM... VALE A PENA LER TODOS, ESPERO QUE GOSTEM E NÃO DEIXEM DE COMENTAR!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário