segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A visão dos Orientais


2.      A visão dos orientais.

Diferente dos ocidentais os orientais tem um tipo de religiosismo que se espraia 24 horas por dia. Atingindo todos os povos geologicamente falando inclusive dos judeus, todavia diferente dos israelitas que adoram um Deus único, pessoal, eles criam em deuses produto dos fenômenos da natureza como o sol, a chuva, a agricultura, os rios, os animais e os que transcendem nossa vida como a alma, a ressurreição, a morte. Nem mesmo os gregos, um povo tão iluminado pela filosofia, escapou a essa concepção naturalista da religião. Outra coisa que além da natureza focou a adoração dos orientais foram os profetas ou iluminados como costumam chamar. De Buda a Confúcio todos foram adorados como anjos do Senhor. O próprio Maomé é visto como um Cristo numa segunda revelação. Por serem naturalistas cedem lugar ao animismo religioso atribuindo aos animais ou lugares o status de sagrado. É o profeta que vai criar as projeções para a religião dos seus fiéis. Por exemplo, o deus dos islamitas segundo Maomé está sempre de espada na mão praticando um tipo de justiça estranho aos demais povos. Ele dá bônus aos que sacrificam a vida em prol da religião, daí os suicídios, os homens bombas, em alguns casos crianças que são sacrificadas em prol do islamismo. Os sacrifícios humanos são comuns não apenas aos islamitas bem como a outras religiões. O Deus de Buda é o contrário, é um deus desligado do próprio destino humano, dado que seu profeta dizia que ele e as demais pessoas quando morrem transforma-se em pó e nada mais do que pó. Em suma, o homem é nada e deve fugir do sofrimento escondendo-se atrás da meditação transcendental. Poderíamos nos deter na consideração dos profetas destas religiões, mas nosso propósito não é esse e sim falarmos das projeções que eles têm de Deus.

É incrível que tendo tanto deuses eles não tenham uma projeção definida de Deus. Deus é demiurgo etéreo, sem personalidade definida, sem objetivos explícitos que contempla a natureza através dos fenômenos, interagindo através destes fenômenos como o vento, as tempestades, e quando em fúria faz surgir os furacões, os tornados, os terremotos para punir de alguma maneira as desobediências dos homens. Metapsicose ou reencarnação faz parte do conjunto de crenças dos povos orientais, ou seja, o homem faz parte na sua existência de várias gerações, em algumas há a idéia de que muitos voltam em forma de animais irracionais, essa transformação é feita de acordo com os merecimentos, uma pomba, é um prêmio, enquanto uma serpente uma forma de castigo para quem viveu impiamente. O Deus destas religiões tem um lado bom e outro extremamente mal ou vingativo em nada se assemelhando ao Deus da Bíblia. Os deuses gregos não passam de personificações das virtudes e vícios dos homens, o próprio Júpiter o maior dos deuses é um deus formidável, que não tem forma, podendo se metamorfosear em qualquer coisa desde que atinja seus objetivos imediatos que em sua maioria visava à conquista das mulheres. Para os gregos ele era um deus pessoal que os mortais fugiam receando seus raios letais. Embora não podendo classificá-los como orientais os germânicos e os celtas se assemelhavam aos gregos na adoração e visão dos seus deuses, sendo Thor em muito parecido com Júpiter. É natural que hoje os alemães não estão mais enquadrados nessa consideração, estando entre católicos e protestantes.


Próximo topico será na visão dos Espiritualistas... não percam!!!


Um comentário:

  1. Muito interessante encontrar um espaço dedicado a reunir todas as visões. Certamente facilita muito a quem tem interesse pelo assunto encontrar tudo reunido assim, pois geralmente esses assuntos são tratados como doutirnas distintas e segmentadas. Ótima fonte de pesquisa seu blog. Parabéns.

    Raquel

    ResponderExcluir